1. Que o Senhor esteja na tua frente, para mostrar o caminho certo; ao teu lado, para te abençoar e proteger; atrás de ti, para te salvar de pessoas falsas; debaixo de ti, para te amparar quando caíres; dentro de ti, para te consolar quando estiveres triste; ao redor de ti, para te defender, quando outros te atacarem; e, sobre ti, abençoando-te sempre. Amém.
(Confira na Bíblia: Números 6.22-27; Salmo 66 (67); Gálatas 4.4-7; Lucas 2.16-21)
2. Que o Senhor sempre o (a) leve a perceber que você está errado, e que Ele está certo; que estes sejam os pontos fortes da sua vida: fazer o que é honesto, amar aos outros com dedicação, e, viver em humilde obediência ao Senhor; que você sempre saiba quem você é, e que sempre pode ser melhor do que é; que a sua vida seja cada dia, mais parecida com a vida de Jesus Cristo, o Filho de Deus.
(Confira na Bíblia: Isaías 58.7-10; Salmo 111 (112); I Coríntios 2.1-5; Mateus 5.13-16)
3. Que as suas “colheitas” sejam generosas, na mesma medida com que você plantou as sementes da fé e do amor ao próximo; que os seus pés calcem os sapatos do evangelho da paz e da esperança, e suas roupas sejam de obras boas e honestas; que no pouco tempo que você tem, em comparação com a eternidade, você cresça na fé e no amor, e que nada o (a) atrapalhe, nem os prazeres, nem a felicidade, nem a tristeza, nem a riqueza, nem o sucesso que porventura você tenha na vida. Que o chamado de Cristo seja obedecido por você, para que seja um “pescador de gente”, com as redes da fé e do amor.
(Confira na Bíblia: Sofonias 2.3; 3.12-13; Salmo 26 (27); I Coríntios 1.26-31; Mateus 5.1-12)
4. Que você permaneça fiel ao Senhor, ainda que a Sua Palavra seja como fogo nos seus ossos. Que você permaneça fiel ao Senhor, ainda que perto de você só exista violência e destruição. Que você permaneça fiel ao Senhor, em meio às mentiras, fingimentos e ódios. Que você permaneça fiel ao Senhor, para que nenhum problema da vida o derrube.
Que você permaneça fiel ao Senhor, e leve até o fim a “cruz” da transformação de viver conforme o ponto de vista humano, para ser discípulo de Jesus e ter a vida sob o ponto de vista do Senhor, para a vida eterna.
(Confira na Bíblia: Jeremias 20.7-9; Salmo 62 (63); Romanos 12.1-2; Mateus 16.21-27)
5. Que você se empenhe e ore mais incessantemente quando as aflições tentarem acorrentar e impedir a ação de sua alma. Que você siga pelo caminho que for que Deus o (a) levar, mesmo que você não acredite que nEle você terá salvação, mas que você seja obediente ao Seu: siga-me! Que você não se recuse a combater o bom combate, não deixe sua carreira cristã ser completa por outros, nem abandone sua fé, apesar dos leões que querem te destruí-lo (la). Que você traga o céu para mais perto da terra, isto é, seja maduro, sábio, use discernimento, como resposta aos desafios que a vida lhe apresentar.
(Confira na Bíblia: Atos 12.1-11; Salmo 33 (34); II Timóteo 4.6-8, 17-18; Mateus 16.13-19)
6. Que o Criador dos céus e da terra, que está dentro de você, faça as alterações deque você necessita: na agitação e tumulto da vida contemporânea, você encontre sossego, tranquilidade e confiança nEle. Que o Rei dos reis, que habita o seu coração, faça de sua vida: luz, onde há escuridão; firmeza e coragem, entre aqueles que estão sem esperança; e, instrumento da Sua paz, em meio aos que vivem em guerra consigo mesmos e com outras pessoas. Que o Espírito Santo, que está com você ininterrupta e verdadeiramente, torne sua vida livre de toda enfermidade e, curado, possa curar outros.
(Confira na Bíblia: Isaías 42.1-4, 6-7; Salmo 28 (29); Atos 10.34-38; Mateus 3.13-17)
7. Que nos dias nublados e nas noites escuras brilhe sempre para você o esplendor da glória divina, Jesus Cristo, nosso Senhor. Que ao sentir a falta de um ombro amigo, na hora mais sofrida e triste, você segure firme na mão de Deus. Que no cansaço de lutar em meio à dor você receba o sopro suave do Espírito Santo em seu rosto. Mas que você seja para muitos: luz nas trevas, ombro amigo, mão divina e sopro suave de Deus, para que neste mundo você seja testemunha de Jesus Cristo. Hoje e sempre. Amém.
(Confira na Bíblia: Isaías 60.1-6; Salmo 71 (72); Efésios 3.2-6; Mateus 2.1-12)
8. Lembre-se de que você é sábio e inteligente à medida que pratica os mandamentos do “Deus chegado”; que você viva em intimidade com este “Deus chegado” que chama você para uma relação amiga, alegre e real; que o “Deus chegado” tome e tire você de toda e qualquer fornalha de ferro, que porventura você e os seus venham a sofrer; que você e os seus filhos e netos experimentem o “Deus chegado”, e que você nunca se esqueça ou atribua alguma bênção a outro ser, senão a Ele. Que você e os seus filhos aceitem e estejam abertos à intimidade com o “Deus chegado”.
(Confira na Bíblia: Deuteronômio 4.32-40; Salmo 32 (33); Romanos 8.14-17; Mateus 28.16-20)
9. Que o sol resplandeça sempre suave sobre os seus campos; que a estrada se abra com possibilidades vindas do Pai, à sua frente; que a chuva ao cair sobre a sua semente, seja suave e mansinha; que os seus tenham palavras de bondade e conforto de você e para você; e que até que nos vejamos novamente, que Deus nos mantenha guardados na palma de Suas mãos, hoje e sempre. Todavia, se nada disso acontecer, enfrente as noites escuras da alma; ande nos caminhos que se abrirem à sua frente, porque é possível que alternativas para você, certas, estejam erradas, e as erradas, talvez certas; germine suas sementes com as suas lágrimas, pois também frutificarão; perceba que é fraqueza pensar e falar mal dos outros; enfrente com coragem, ainda que seja a última hora da sua vida, vindo depois a morte. Mas, lembre-se: a melhor alternativa é viver pela fé no Piloto, sempre!
10. Que o arco da aliança do Eterno apareça sempre nas tempestades da sua existência. Que o Senhor aponte sempre os caminhos da solidariedade e mansidão, para que suas decisões sejam sábias e boas, conforme a paz de consciência com Ele. Que o Senhor tire seus pecados do laço do Mal e faça seus olhos se elevarem acima das aflições. Que o Senhor seja a sua companhia quando estiver sozinho e preocupado com a vida, e o (a) alivie das situações difíceis que você se encontrar.
(Confira na Bíblia: Gn. 9.8-15; Sl. 25; I PE. 3.18-22; Mc. 1.12-15)
11. Que a Graça de Deus Pai seja maior em sua vida, mais que os seus pecados, aperfeiçoando-o (a), sempre. Que a Graça de Cristo, o Filho, acompanhe você em todos os momentos, e muito mais nos momentos de tentação, tornando-o (a) vencedor, sempre.
Que a Graça do Deus Espírito Santo interceda por você em suas fraquezas e lutas espirituais, levando-o (a) a se arrepender, sempre.
(Confira na Bíblia: Gn. 2.7-9; 3.1-7; Sl. 51; Rm. 5.12-19; MT. 4.1-11)
12. Que o Senhor livre você das armadilhas e das doenças mortais que você tem dentro de si. Que o Senhor proteja você ao enfrentar o lado mais escuro da sua personalidade. Que o Senhor salve você da violência de que você é capaz de fazer contra si mesmo. Que o Senhor coloque você em um lugar seguro para evitar que você destrua a sua vida.
(Confira na Bíblia: Dt. 26.4-10; Sl. 91; Rm. 10.8-13; Lc. 4.1-13)
13. Que as promessas da chegada do Messias se realizem em sua vida, e você: Veja o deserto transformar-se em possibilidades de vida, bem estar e boas realizações; veja a terra vazia transformar-se em possibilidades de paz e felicidade; veja a árvore caída transformar-se árvore frondosa e cheia de frutos de sentido de vida.
(Confira na Bíblia: Jr. 33.14-16; Sl. 25; I Ts. 3.12-4.2; Lc. 21.25-36)
14. Que sua vida seja como uma luz que não pode ser escondida nem apagada, para apontar caminhos bons e de vida eterna a todos que estão perto de você; que a sua alegria seja de manhã até de noite, pelas obras de Deus em todos os dias; que a comunhão com Cristo seja real e verdadeira, não baseada em conceitos nem em palavras, mas numa fé que amadureça a vida, e o amor de uns aos outros, assim como o de Jesus. Amém.
(Confira na Bíblia: Is. 49.3-6; Sl. 40; I Co. 1.1-3; Mt. 3.13-17)
15. Seja paciente e espere pela ação do Senhor. Seja valente e encha o seu coração de coragem. Espere com confiança no Senhor!
(Confira na Bíblia: Gn. 15.5-18; Sl. 27; Fl. 3.17-4.1; Lc. 9.28-36)
16. Que você perceba que quando estiver sendo provado no fogo, você não desanime, nem volte atrás, porque você está se tornando mais precioso do que já é. Que você perceba que quando sua vida estiver sendo invadida pelo Senhor, assim como a potassa penetra nas fibras das roupas, para tirar toda impureza e ficar branca, você não resista, mas colabore, pois só assim o seu mais íntimo pode ficar puro, justo, verdadeiro, virtuoso, confiável e bom. Que você tenha seus precipícios – pecados que são como buracos densos e escuros – aterrados, preenchidos pelo perdão do Senhor, para você ser tolerante. Que seus montes – altivez, arrogância e presunção – sejam abaixados, nivelados, para você ser humilde. Que seus caminhos tortos, difíceis de acertar o rumo certo – indecências – sejam alinhados, endireitados pelo amor de Cristo por você, para você ser digno, correto em seu proceder.
(Confira na Bíblia: Ml. 3.1-4; Sl. 126; Fl. 1.3-11; Lc. 3.1-6)
17. Jogue fora suas botas e seus uniformes militares, porque nos dias de hoje as pessoas dizem: “Não me deixe só, eu tenho medo do escuro; eu tenho medo do inseguro; dos fantasmas da minha voz. Fique mais, que eu gostei de ter você. Agora sei quem me faz bem.” As botas e os uniformes militares assustam, amedrontam, ameaçam, atormentam e adoecem. Antes, pregue o evangelho, não com palavra de sabedoria, para que não se anule a cruz de Cristo. Ouça o que as pessoas dizem: “Queremos ter alguém que não vem. De que adianta a espera de alguém. Cada um pode com a força que tem de ser feliz!” Para ser um pescador de homens, você precisa ouvir e aceitar os homens como eles estão, só assim eles ouvirão e aceitarão o que você tem a dizer a eles.
(Confira na Bíblia: Is. 8.23-9.3; Sl. 27; I Co. 1.10-17; Mt. 4.12-23)
18. Prata e ouro não ajudam a enfrentar as provações, porque tanta gente, muito rica, já foi derrotada por elas. Resista, não desista, não se deixe ser vencido pelas provações. Mantenha seus olhos abertos para enxergar que Jesus está vivo e perto de você e que você não está só nas dificuldades, pois são muitos os irmãos que também sofrem com você. Vá em frente, pois com o Senhor ao Seu lado, você não tropeça, porque horas da noite da vida Ele te dará pensamentos sábios e certos do que você precisa. Resista! Jesus está vivo!
(Confira na Bíblia: At. 2.14-23; Sl. 16; I PE. 1.17-21; Lc. 24.13-35)
19. Que o Senhor restaure sua alma, pela Sua Palavra, pois é mais preciosa que muito ouro depurado. Que o Senhor alegre o seu coração pelas Escrituras Sagradas de que você deve se lembrar sempre. Que o Senhor ilumine os seus olhos pela Sua Palavra, para que você saiba por onde andar e sejas recompensado. Que o Senhor lhe dê sabedoria para livrá-lo (la) da soberba e fazer seu coração e suas palavras agradáveis a Ele e aos que vivem junto de você.
(Confira na Bíblia: Êx. 20.1-17; Sl. 19; I Co. 1.22-25; Jo. 2.13-25)
20. Quando você estiver diante dos seus pecados e das suas fraquezas físicas, lembre-se – “Deus é quem perdoa todas as suas maldades e cura as suas enfermidades; o Senhor é bondoso e misericordioso e não fica irado facilmente porque é muito amoroso; Ele não vive repreendendo, com castigos sem fim pelos mesmos pecados; Ele não paga com a mesma moeda os pecados e maldades; Ele afasta de você os seus pecados, e não se afasta de você”; quando você enfrentar situações semelhantes à morte, lembre-se – “Deus é quem o (a) salva da morte e o (a) abençoa com amor e bondade; Ele se lembra que você é pó; Ele é bom sempre”; se estiver diante da opressão e da injustiça lembre-se – “Deus é quem julga a favor dos oprimidos e garante os seus direitos; Ele é Rei e domina tudo; Ele é como um bom pai, que trata bem seus filhos”.
(Confira na Bíblia: Êx. 3.18-15; Sl. 103; I Co. 10.1-12; Lc. 13.1-9)
21. Que as provocações sejam transformadas em satisfação. Que as brigas sejam transformadas em contentamento. Que o coração perverso seja transformado em entrega incondicional. Que a teimosia obstinada seja transformada em obediência. Assim seja sua vida na Graça de Deus, alimentada com a Água Viva e Eterna. Amém.
(Confira na Bíblia: Êx. 17.3-7; Sl. 95; Rm. 5.1-8; Jo. 4.5-42)
22. Para ser pacificador você deve manter a sua liberdade de consciência; para ser puro de coração você deve se limpar toda vez que pecar; para ser misericordioso você deve admitir que quem precisa de ajuda é você, e só você pode se ajudar a superar suas necessidades; para ter fome e sede de justiça você precisa colocar o perdão de Deus sobre cada um de seus pecados; para chorar sem medo de ser considerado fraco pelos outros, você deve se olhar no espelho da consciência e admitir que não é perfeito e “bom” em tudo o que faz; para ser manso você deve deixar que Deus cuide de todas as coisas, sem querer tirar vantagens pessoais a ponto de prejudicar os outros; para ser pobre de espírito você deve aprender a mandar no dinheiro e não deixá-lo mandar em você.
(Confira na Bíblia: Sf. 2.3-13; Sl. 146; I Co. 1.26-31; Mt. 5.1-12)
23. Quando, ao invés dos problemas serem resolvidos, outros surgirem, e a situação que já era difícil, piorar ainda mais, ore por você também. Apresente sua vida todos os dias a Deus. Peça a Deus para que Ele seja a sua Rocha firme. Apóie-se sempre nEle. Seja Ele a sua esperança e sua única ajuda. Não se esqueça de louvar a Deus, ainda que só com palavras, mas que seja de dia e de noite. Louvar a Deus não é só cantar, mas falar do que Ele já fez por você, mesmo que seja só para você, mas conte aos outros também. Não se esqueça de louvar a Deus com a música também. Não sufoque a música que existe dentro do teu peito. Cante bem alto e com alegria. Lembre-se de que você pode ser a única prova do milagre da presença de Deus está com os homens. Ainda que você esteja velho, não se afaste dos jovens, para que eles sejam instruídos pelo seu testemunho de vida. Ainda que você enfrente problemas maiores e tristezas piores, ainda assim confie no Senhor, que lhe devolverá a alegria de viver e entusiasmo, mesmo quando for velho, da mesma maneira, quando você era criança. Não se esqueça de que Deus é o mesmo desde a sua infância.
(Confira na Bíblia: Jr. 1.4-19; Sl. 71; I Co. 12.31-13.13; Lc. 4.21-30)
24. Que os votos feitos no batismo sejam cumpridos para sua alegria e prazer de viver;
Que o Senhor seja o seu pastor em todos os momentos, para que nada falte na sua vida;
Que o Guardião da sua alma defenda e julgue sua causa em sua família, diante dos seus colegas, amigos e irmãos; que o Bom Pastor leve você pelos caminhos da alegria, quando estiver diante do que entristece; pelos caminhos da vida, diante do que mata; pelos caminhos da fé, diante do medo; pelos caminhos do amor, quando enfrentar o ódio; pelos caminhos da comunhão, diante da separação, desunião e solidão; pelos caminhos da esperança, quando estiver em situações difíceis e ruins.
(Confira na Bíblia: At. 2.14-41; Sl. 23; I PE. 2.20-15; Jo. 10.1-10)
25. Que o Deus Eterno que vê o coração, veja que no seu há bondade, honestidade e verdade. Que o Deus Eterno que vê o coração, veja que no seu há luz que o (a) mantenha acordado, ainda que o ambiente em que viva seja como “vale de sombra e de morte”. E que neste mundo escuro e de obras reprovadas, as suas obras sejam dignas e cristãs.
(Confira na Bíblia: I Sm. 16.1-13; Sl. 23; Ef. 5.8-14; Jo. 9.1-41)
26. Deixe-se ser envolvido pelo abraço e beijos do Pai, quando você estiver com medo; deixe-se ser envolvido pelo abraço e beijos do Pai, quando você estiver em aflição e em tribulações; deixe-se ser envolvido pelo abraço e beijos do Pai, porque é assim que Ele cuida de você, tendo Seus olhos abertos e voltados para você e Seus ouvidos prontos para ouvir os seus clamores. Deixe-se ser envolvido pelo abraço e beijos do Pai.
(Confira na Bíblia: Jo. 5.9-12; Sl. 34; II Co. 5.17-21; Lc. 15.1-32)
27. Lembre-se de que a Igreja é formada por pessoas imperfeitas. Lembre-se de que você e eu precisamos do Espírito Santo, para sermos sábios. Lembre-se de que a Igreja tem necessidades materiais e espirituais que precisam ser atendidas: dar pão aos que precisam, orar e crescer na Palavra de Deus. Lembre-se de que você e eu somos “pedras” que devem procurar ajustar-se umas às outras, em comunhão com a “Pedra Angular”, isto é, não podemos viver nos opondo uns aos outros, mas unidos, anunciarmos o amor dAquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.
(Confira na Bíblia: At. 6.1-7; Sl. 33; I PE. 2.4-9; Jo. 14.1-12)
28. Ao se defrontar com aqueles que se declaram seus inimigos, mantenha-se afastado e não estenda as suas mãos contra eles, para não se tornar igual. Lembre-se que sua estrutura é como a de uma planta que floresce, e que você não é para ser bruto, grosseiro nem vingativo. Que você revele aos outros a imagem do homem celestial que existe dentro de você, isto é, viva a sua vida como Cristo viveu a dEle.
(Confira na Bíblia: I Sm. 26.1-9; Sl. 103; I Co. 15.45-49; Lc. 6.27-38)
29. Quando faltar o que comer, o que beber, o que vestir, não fique agitado, como se a vida fosse possuir as coisas. Quando você se preocupar com o que as pessoas podem pensar a seu respeito, lembre-se que nem mesmo a consciência limpa quer dizer muita coisa, porque Deus examina você de maneira mais profunda. Quando você sentir que Deus abandonou você, lembre-se de que o amor de Deus é mais perfeito que o amor instintivo da mãe pelo filho.
(Confira na Bíblia: Is. 49.14-15; Sl. 62; I Co. 4.1-5; Mt. 6.24-34)
30. Que o Amigo Divino aponte direção em que você deve andar. Que o Amigo Divino fale do Seu amor e graça. Que o Amigo Divino o envie a ser um amigo que não culpa aos outros, a ser tolerante para com as fraquezas dos outros. Que o Amigo Divino desperte em você a ação do Seu Espírito, e sua vida seja marcada pela liberdade e alegria.
(Confira na Bíblia: Êx. 19.2-6; Sl. 100; Rm. 5.6-11; Mt. 9.36-10.8)
31. Descubra as razões do seu próprio comportamento, olhando para o seu mundo interior carregado de tantas possibilidades, mas também de tantas fraquezas e imperfeições, que o (a) fazem ser uma pessoa menos boa do que você se considera. Antes que passe pela vergonha de ter sua fraqueza perante o sol, concilie-se com ela, isto é, admita-a para você mesmo e tome uma decisão moral, enfrentando-a como uma tarefa a ser realizada para o seu bem. Você pode vencer suas fraquezas à medida que as encaminhar à graça de Deus que atua em sua consciência.
(Confira na Bíblia: II Sm. 12.7-13; Sl. 32; Gl. 2.16-21; Lc. 7.36-8.3)
32. Que você seja como uma árvore: verde e não seca, viva e não morta. Que você seja como uma árvore: que oferece sombra, em dia de calor; que oferece fruto, em dia de fome; que oferece proteção, em dia de tempestade. Que muitos venham a identificar você com o Reino de Deus: quando alguém estiver sendo tentado, você o ajude a superar e vencer a tentação; quando alguém estiver sendo provado, no calor das provações, você seja como um fruto doce, que fortalece e dá energias para continuar vivendo; quando alguém estiver sendo agitado pelo vento forte das dificuldades, você seja como uma proteção, que ajuda a superar cada necessidade.
(Confira na Bíblia: Ez. 17.22-24; Sl. 92; II Co. 5.6-10; Mc. 4.26-34)
33. Que o Senhor lhe dê por recompensa, pelo seu trabalho com os outros e com você mesmo: O livramento de seus temores; a luz da Sua misericórdia; ouvidos atentos e resposta à sua oração. Lembre-se e nunca se esqueça: existe recompensa para quem trabalha com os outros e consigo mesmo.
(Confira na Bíblia: At. 12.1-11; Sl. 34; II Tm. 4.6-18; Mt. 16.13-19)
34. Quando você estiver em alguma necessidade, apresente-se ao seu Senhor, que é Justo e Bom e, Ele vai julgar para você. Quando você for tentado a acreditar que na vida só vence quem aparece, lembre-se do seu Senhor, que é Modesto e não tem vaidade. Quando você for disciplinado pelo Senhor, lembre-se que por mais que seu sofrimento chame sua atenção e dos que estão perto de você, ainda assim, o Senhor é Manso e Suave, Terno e Gentil em Suas correções.
(Confira na Bíblia: Zc. 9.9-10; Sl. 145; Rm. 8.9-11-13; Mt. 11.25-30)
35. Que o Bom Pastor o (a) abençoe: fazendo de você um instrumento de acolhimento de muitos, da mesma maneira como você foi acolhido por Ele. Que o Bom Pastor o (a) abençoe: que suas palavras ajuntem e não espalhem; que suas intenções alcancem os dispersos; que suas atitudes alimentem e fortaleçam os que precisam; que suas ações sejam concretas no sentido de afastar o desprezo que amedronta as pessoas e a indiferença que as espanta e afugenta do nosso convívio.
(Confira na Bíblia: Jr. 23.1-6; Sl. 23; Ef. 2.13-18; Mc. 6.30-34)
36. Que o Deus Eterno dê a você uma mente compreensiva e a capacidade de fazer a diferença entre o que está certo e o que está errado. Que o Deus Eterno se alegre com seus pedidos de oração, quando você pedir por você mesmo. Que você saiba pedir o que precisa para viver melhor e ser útil aos que estão perto de você. Que o Deus Eterno o (a) escute quando você estiver cercado por problemas terríveis e, o livre, pois Ele está com você. Que você não tenha medo do que os homens podem fazer contra você, pois isto é para você ficar mais parecido com Jesus, seu Salvador e Senhor. Que o Senhor, como seu melhor Amigo, o (a) ajude e você vença todos os seus problemas. Que você sinta que o que tem no coração é mais valioso que qualquer outra coisa, e como um tesouro você o guarde, para não se perder.
(Confira na Bíblia: I Rs. 3.5-12; Sl. 119.57-72; Rm. 8.28-30; Mt. 13.44-52)
37. Que você coloque nas mãos do Senhor o pouco que tem sem duvidar de que Ele possa usar. Que você veja o quanto o Senhor pode fazer, com o pouco que você põe em Suas mãos. Que o Senhor abra os sus olhos para ver o quanto Ele é grande e poderoso, mesmo quando os recursos que você tem são tão poucos e aparentemente insignificantes. Que você experimente que o Senhor está sobre você, está com você, e age através de você, desde que você esteja disponível para se deixar ser guiado por Ele.
(Confira na Bíblia: II Rs. 4.42-44; Sl. 145; Ef. 4.1-6; Jo. 6.1-15)
38. A vida é para vencer a morte. A esperança é para vencer o desespero. A amizade é para vencer a perseguição. A tranquilidade é para vencer a angústia. A abundância é para vencer a fome. A paz é para vencer a força e a violência.
(Confira na Bíblia: Is. 55.1-3; Sl. 145; Rm. 8.35-39; Mt. 14.13-21)
39. Que os seus problemas do espírito sejam curados pelo Senhor que o (a) ama. Que você experimente o poder da fé viva, indomável e pessoal, quando estiver abatido e contrito de espírito, ou com medo, seja qual for a sua aflição. Que você desfrute do poder da sua relação com Deus, no contato com outras pessoas, que como você também buscam e podem expressar a ação do Deus que nos habita por dentro, e age através de nós, para Sua glória e honra. Que ao clamar, você seja ouvido; ao chorar, seja consolado; ao ser cercado por provações, você seja livre e experimente que Deus está com você.
(Confira na Bíblia: Ap. 11.19; 12.1-10; Sl. 45; I Co. 15.20-27; Lc. 1.39-56)
40. Que Deus faça da sua vida uma grande festa. Que esta festa seja de muita alegria e de sinceridade. Que esta festa seja a festa da vida que vence a morte, em todas as suas formas. Que esta festa seja sua e de muita gente que como você, espera e confia no Senhor da Terra e da Vida.
(Confira na Bíblia: Is. 25.6-9; Sl. 23; Fl. 4.12-20; Mt. 22.1-14)
41. Quando você estiver enfrentando dificuldades, lembre-se de que estas vêm para que alguma coisa útil você possa fazer para os outros. Lembre-se que você é como barro nas mãos do Oleiro: mantenha-se maleável nas mãos de Deus, deixando que Ele conduza sua vida para a realização dos Seus propósitos, para que aquilo que parece inútil seja bem aproveitado, pela transformação que o Senhor pode fazer em sua vida.
(Confira na Bíblia: Jr. 18.1-11; Sl. 139.1-6; Fm. 1-21; Lc. 14.25-33)
42. Sejamos fortes, não tenhamos medo, pois nosso Deus está conosco. Tenhamos abertos os olhos e ouvidos para ver e ouvir o que Ele faz por nós. Cantemos com alegria todas as músicas que nos encorajam a viver. Confiemos somente no Senhor, porque nenhum ser humano é capaz de nos ajudar como Ele. Nele podemos nos apoiar e depender completamente. Pelo Seu Poder Ele criou todas as coisas, e por isso Ele está do nosso lado, para nos ajudar. Por isso podemos ter coragem para enfrentar as dificuldades.
Usemos de nossa fé quando estivermos precisando de socorro, porque a fé não pode ser inútil, mas ela nos ajuda a lembrar que Deus está conosco em nossas dificuldades diárias.
(Confira na Bíblia: Is. 35.4-7; Sl. 146; Tg. 2.1-5; Mc. 7.31-37)
43. Acredite: Se Deus perdoou você, Ele perdoa aos demais pecadores. Ao invés de querer que Ele julgue com ira os pecadores, peça a Ele que use de misericórdia por você e pelos outros. É muito melhor ver Deus usar de Sua longanimidade para conosco do que Sua ira. É muito melhor ver Deus usar de Sua longanimidade para com os outros do que Sua ira.
(Confira na Bíblia: Êx. 32.7-14; Sl. 51; I Tm. 1.12-17; Lc.15.1-32)
44. Se você quiser ter amigos seja misericordioso com todos. A misericórdia de Deus é que nos torna Seus amigos, e é o melhor critério para avaliarmos a vida que vivemos.
Quando você se encontrar com alguém caído, levante-o como o Senhor, pela Sua misericórdia, levantou você. Se você quiser viver tranquila e serenamente, use de misericórdia para com todos os homens, a começar com os de sua casa e seus irmãos na fé.
(Confira na Bíblia: Am. 8.4-7; Sl. 113; I Tm. 2.1-8; Lc. 16.1-13)
45. Que você deixe o caminho da injustiça, para andar no caminho da honestidade. Que você deixe o pecado e se arrependa das suas maldades e desobediências, e passe a andar na solidariedade e tolerância. Que você permaneça humilde, mesmo andando por caminhos mais retos que os caminhos de muitas pessoas. Que você seja abençoado, ao andar por caminhos da verdade e do amor ao próximo. Que o seu coração seja terno e compassivo, feliz de amor, sem egoísmo, presunção ou orgulho, e como Jesus, você pense nos outros, e não exclusivamente em seus interesses. Que você se arrependa dos seus pecados e maldades, sem se envergonhar de que possa ter como companheiros nessa mudança de vida, perversos e prostitutas.
(Confira na Bíblia: Ez. 18.25-28; Sl. 25; Fl. 2.1-11; Mt. 21.28-32)
46. Que sua vida seja o tema das suas canções; que suas canções sejam como uvas doces e boas; que suas uvas doces e boas alimentem muita gente; que muita gente glorifique o Nome do Senhor, pelo que vê em você; que o que se vê em você, sejam atitudes sinceras, palavras agradáveis, pensamentos construtivos, como o vinho que alegra e dá novas forças ao cansado, triste e desanimado.
(Confira na Bíblia: Is. 5.1-7; Sl. 80; Fl. 4.6-9; Mt. 21.33-43)
47. Que Deus te dê, para cada tormenta, um arco-íris; para cada lágrima, um sorriso; para cada desejo, uma promessa e uma bênção; para cada prova, um amigo para compartilhar; para cada desejo, uma canção, e uma resposta, para cada oração. (Benção Chilena)
(Confira na Bíblia: Êx. 22.20-26; Sl. 18; I Ts. 1.5-10; Mt. 22.34-40)
48. Quando estiver sem ninguém a seu favor, busque a paz da sua consciência. Quando estiver sem ninguém a seu favor, busque a Deus que está dentro de você, pois Ele livra sua alma das garras dos leões do Estado, da Sociedade e da Igreja. Quando estiver sem ninguém a seu favor, fique a favor de você mesmo, conforme indicar a sua consciência.
(Confira na Bíblia: Jl. 2.23-32; Sl. 119.137-144; II Tm. 4.6-18; Lc. 18.9-14)
49. Você é orientado por Deus para ir em direção às situações mais difíceis, para transformá-las através do seu estilo de vida. Por piores que sejam as situações, é possível tudo ser alterado para melhor, se você for habitado por Deus. Deixe Deus irrigar ou inundar sua vida, para que angústias, pânico, frustrações, desânimos, comodismo e o sentimento de que está sozinho, ou de que nada do que for feito surtirá efeito, não venha destruir sua vida. Lembre-se: Você é o templo de Deus! Portanto, veja como você constrói sua vida. Por isso, empregue os melhores materiais nesta construção. Ponha para correr os “vendilhões” do Templo, toda vez que quiserem tornar sua vida uma mercadoria, porque você vale muito mais para o Senhor.
(Confira na Bíblia: Ez. 47.1-12; Sl. 46; I Co. 3.9-17; Jo. 2.13-22)
50. Quando os céus forem como ferro, e a terra como bronze, o que faremos? Deus nos leva para situações de perigo para que O experimentemos, não para que nos vejamos sem saída. Ainda que fiquemos amedrontados, podemos ver os céus se abrirem e a terra produzir seus frutos, pois só assim conhecemos Deus de verdade, pela experiência e não só de ouvir falar. Diante do seu céu de ferro e da sua terra de bronze, confie no Deus que pode trazer-lhe chuvas e fazer você se alimentar com os mais doces e prazerosos frutos da terra. Que você tenha sempre suas mãos cheias de talentos. Que você saiba ocupar sua vida com os talentos que o Senhor lhe confiar. Você pode alterar a realidade da sua vida com os talentos que tem nas mãos. Que suas mãos se ocupem com as obras da luz e do dia.
(Confira na Bíblia: I Rs. 17.10-16; Sl. 146; Hb. 9.24-28; Mc. 12.38-44)
51. Que “esperança” seja o talento mais empregado no mundo em que você vive. Use o talento do serviço para aumentar seu envolvimento no mundo. Use o talento do amor para você realizar maravilhas no mundo. Use o talento da humildade para não ser acomodado. Depois de usar todos os talentos, você ouvirá o Senhor dizer: “Muito bem, servo bom e fiel. Entra no gozo do teu Senhor!”
(Confira na Bíblia: Pv. 31.10-31; Sl. 128; I Ts. 5.1-6; Mt. 25.14-30)
52. Em meio à guerra, terremotos, epidemias, fome e sinais no céu, fale o que o Senhor colocar em sua boca. Uma palavra sábia nessas horas alivia e aponta caminhos. Em meio à guerra, terremotos, epidemias, fome e sinais no céu, dê às pessoas o que elas mais esperam: solidariedade, companheirismo, amizade e fraternidade. Quando tudo estiver acabando, a providência de Deus estará sobre todas as coisas, e você será cuidado até nos mínimos detalhes. Mas não se esqueça de estender suas mãos ao próximo, pois elas podem significar a mão de Deus para ele.
(Confira na Bíblia: Ml. 3.19-20; Sl. 98; II Ts. 3.7-12; Lc. 21.5-19)
53. Quando tudo parecer complicado demais, fique em silêncio e escute a voz do Senhor que “fala ao coração: Você é forte quando tranquilo confia em mim”. Não se desespere em nenhum momento da sua vida, porque Deus não depende do tempo, como você depende. Enquanto nada de bom acontecer, permaneça santo, isto é, viva atento aos acontecimentos do mundo, para não se perder como muitos se perdem, quando se desesperam, e passam a viver como se não conhecessem o Senhor.
(Confira na Bíblia: Is. 40.1-11; Sl. 85; II Pe. 3.8-14)
54. Quando você estiver diante de situações difíceis, que como nuvens de escuridão se colocam diante do horizonte de sua vida, não se desespere, mas se entregue ao Senhor que conduz todas as coisas, pois, tudo pode ser mudado para o seu bem. Confie sua vida ao Pastor de sua alma, entregando a Ele as situações que se passam no “vale da sombra e da morte”. Quando você estiver com fome, ou encontrar alguém com fome, alimente-se do amor de Deus. Quando você estiver com sede, ou encontrar alguém com sede, beba da esperança de que todas as coisas podem mudar. Quando você estiver doente, ou encontrar alguém doente, fique ao lado para dar força. Quando você estiver nu, ou encontrar alguém nu, vista-se com as roupas da solidariedade.
(Confira na Bíblia: Ez. 34.11-17; Sl. 23; I co. 15.20-28; Mt. 25.31-46)
55. Que você, como o homem que procurava o Tesouro Escondido, se entregue totalmente à Sua procura pelo seu valor inestimável, pela sua beleza sem igual, para que sua vida encontre felicidade e sentido. Que você, como o Negociante de Pérolas, não segure as pérolas boas que já conquistou, porque a de Grande Valor está para ser encontrada, e só ela lhe dará a alegria que tanto deseja; não se canse de procurá-la. Que você, como os Pescadores, saiba se desfazer dos seus peixes ruins, isto é, dos seus pecados, das suas más qualidades, porém, se alegre com uma vida melhor do que você imagina ser possível. Que você, como o Pai de família, mantenha seu depósito, isto é, sua vida, aberta para dela tirar o novo e o velho, para que sua vida se renove todos os dias.
(Confira na Bíblia: At. 1.1-11; Sl. 47; Ef. 1.17-23; Mc. 16.15-20)
56. Como Jesus venceu a morte, você também vença as forças interiores que tentam destruir sua vida; no Nome do Senhor, você seja amparado pela Sua misericórdia que dura para sempre. Que você creia mesmo sem ver e seja firme em confiar e anunciar: Jesus é meu Senhor e meu Deus. E goze sempre da Paz do Senhor nos dias da sua peregrinação.
(Confira na Bíblia: At. 4.32-35; Sl. 118; I Jo. 5.1-6; Jo. 20.19-31)
57. Não se afaste da Natureza, porque você faz parte dela. Ocupe o seu lugar neste mundo que Deus lhe dá. Transforme em experiências os acontecimentos pelos quais você passa. Transforme suas lágrimas em canção de vitória. E, para tudo isso acontecer, entregue sua vida a Jesus Cristo, e viva na Sua paz.
(Confira na Bíblia: PV. 8.22-31; Sl. 8; Rm. 5.1-5; Jo. 16.12-15)
58. Que o vento o Espírito do Senhor sopre em nossas narinas, fazendo-nos acordar para a vida menos “dura” que só a ressurreição alivia e transforma: a falta de educação em ternura, a insatisfação em contentamento, a mentira em verdade, a dissimulação em honestidade, a maldade em caridade, a opressão em liberdade, a indiferença em solidariedade, recompensas em reflexão, cinismo em vergonha, perseguições em acolhimento, exploração em amizade, moralismos em tolerância, preconceito em convivência, discriminação em intercessão, maledicência em bem-dizer, melancolia em prazer, inveja em alegria, morbidez em beleza, trágico em utopias, perdas em conquistas, altivez em humildade, arrogância em simplicidade, ambição em igualdade, consumismo em sentido, exigências em autocrítica, ocupação em lazer, extinção em preservação, traição em diálogo, reducionismo em memorial, imediatismo em paciência, iconografia em história, grotesco em cordialidade, fundamentalismos em diversidades, sensacionalismo em conteúdo, midiático em bom-senso, corrupção em temor, desigualdade em fraternidade, intolerância em paz, auto-ajuda em sabedoria, técnica em proximidade, esoterismo em espiritualidade, enganos em acertos, isolamento em pertencimento, ter em ser, descartável em permanência, alienação em consciência, banalização em valores, magia em espera, igreja em religião, relativismo em padrão ético, morte em vida.
(Confira na Bíblia: At. 10.34-43; Sl. 118; I Co. 5.6-8; Jo. 20.1-9)
59. Que o Eterno anime os cansados, para não desistirem quando as coisas estiverem difíceis. Que o Eterno te responda no dia da aflição, atendendo aos desejos do teu coração, conforme a vontade dEle. Que o Eterno te ajude a todo instante a ser o que és, para que vivas sem fingimento, sendo melhor o que deves ser.
(Confira na Bíblia: Is. 50.;4-7; Sl. 22; Fl. 2.6-11; Mt. 26.14-27, 66)
Nenhum comentário:
Postar um comentário