Mateus 5.1-12 – Bem-Aventuranças – Por elas entendemos como eram e são os fariseus. Hoje este texto, muito provavelmente, ficaria assim:
1. Mt. 5.3 - Felizes são os que têm dinheiro e riquezas suficientes para gastar como quiser, pois saberá enfrentar as dificuldades sem aperto financeiro. Quanto mais dinheiro vive-se melhor. Gastar em que quiser seguindo apenas a vontade de gastar. Frase predileta: Ter é melhor que ser. Verbo: Ter.
2. Mt. 5.4 - Felizes são os espertos que não se importam com os meios, mas, sim com os fins. Sua lei é: os fins justificam os meios. Quanto mais esperto for mais difícil de ser passado para trás. Frase predileta: O mundo é dos espertos. Verbo: Escapar.
3. Mt. 5.5 - Felizes são os fortes que enfrentam as dificuldades sem pensar que se meteu em encrencas devido às próprias fraquezas. Frase predileta: Admitir os erros é perder. Tenho que provar aos outros que estou sempre certo, e sou melhor que eles. Não posso admitir que sou fraco porque assim não terei prazer, nem serei feliz. Verbo: Convencer.
4. Mt. 5.6 - Felizes são os que fazem questão de marcar as diferenças entre as pessoas. A diferença mais importante a mostrar, para quem é religioso é: a maioria é pecadora e só alguns estão perto de Deus e, assim podem zelar pelo cumprimento das Suas leis sem se envolver com situações que possam levar ao pecado. Felizes os que têm medo de pecar, porque pode ser que Deus não perdoe, até mesmo, o desejar pecar, quanto mais o fazer, então, manter a aparência é mais importante que confessar/admitir que pecou. Frase predileta: Quanto mais eu provar para os outros que não sou pecador, mais satisfeito eu fico, pois, afinal, consegui convencer os outros que sou “perfeito”, e aumentam as minhas chances de acusá-los caso pequem. Verbo: Aparecer.
5. Mt. 5.7 - Felizes os que desconfiam do próximo para não serem enganados pela aflição do próximo. Duvide sempre das necessidades que as pessoas apresentem, porque você pode ser a próxima vítima. Não sofra nunca, prefira causar sofrimento antes de sofrer com o sofrimento dos outros. Se alguém está sofrendo o problema é dele, você não pode fazer nada por ele. E, caso, você enfrente alguma necessidade que faça você sofrer é falta de fé, é “a mão de Deus pesando sobre sua vida”. Frase predileta: Disfarçar é o melhor caminho. Verbo: Fingir.
6. Mt. 5.8 - Felizes são aqueles que não se arrependem de nada, que acham que não têm do que se envergonhar, porque mesmo quando sabem que estão errados não admitem porque acreditam piamente que estão acima do bem e do mal, porque são “puros” em tudo que fazem. Frase predileta: Só é feliz quem faz o que quer e tudo que faz está certo, mesmo quando escolhe mal. Verbo: Enganar.
7. Mt. 5.9 - Felizes são os que conseguem impor seus pensamentos à força, à “ferro e fogo” se for preciso, para fazer valer seus ideais, seus costumes, suas idéias; que não saem de uma disputa, mas brigam, pelo que acha certo, sem considerar os efeitos da sua atitude. Melhor é demonstrar e provar quem está certo, ainda que seja necessário fazer uso da força ou da violência. Para ser feliz você precisa ter “munição” contra as pessoas, quanto mais você souber dos erros dos outros, e do que você pode fazer contra elas, mais você será respeitado. Não importa se as pessoas tenham medo de você, o mais importante é você impor à força o que você acha que deve ser. Frase predileta: Não me importo se crio inimizades, provoco ódios e ressentimentos, mas sim que as pessoas me respeitem. Verbo: Forçar.
De trás para frente, as bem-aventuranças significam, entre outras coisas:
Para ser pacificador você deve manter a sua liberdade de consciência;
Para ser puro de coração você deve se limpar toda vez que se sujar;
Para ser misericordioso você deve admitir que quem precisa de ajuda é você e só você pode se ajudar a superar suas necessidades;
Para ter fome e sede de justiça você precisa colocar o perdão de Deus sobre cada um de seus pecados;
Para chorar sem medo de ser considerado fraco pelos outros, você deve se olhar no espelho da consciência e reconhecer que não é perfeito e “bom” em tudo o que faz;
Para ser manso você deve deixar que Deus cuide de todas as coisas sem querer tirar vantagens pessoais a ponto de prejudicar os outros;
Para ser pobre de espírito você deve aprender a mandar no dinheiro e não deixar ele mandar em você.
“Os homens julgam pela aparência exterior, mas Eu examino os pensamentos e as intenções do homem, diz o Senhor” – I Samuel 16.7.
Nenhum comentário:
Postar um comentário