quinta-feira, 20 de junho de 2013

Sobre a morte do índio Oziel Gabriel

Para o conhecimento de todos, recebi uma mensagem do Missionário Milton de Sá, identificado com o trabalho com os indígenas brasileiros.

INFORMAÇÕES MISSIONÁRIAS
Como é de conhecimento e a mídia se encarregou de divulgar sobre a reintegração das terras pelos indígenas terenas. Isto se tornou manchete no Brasil, contudo a informação passada foi manipulada. Relato como realmente ocorreu à reintegração de posse da terra pela policia federal.
Estava eu e minha esposa acompanhando pela televisão quanto nos deparamos com toda a crueldade que estavam realizando aos indígenas da Aldeia de Buriti – Sidrolândia MS. Ficamos perplexos com tamanha crueldade, começamos a chorar, pois conhecemos os irmãos de lá. E a minha esposa é terena e têm parentes residindo nesta aldeia. A minha reação de imediato foi de lagrimas ao lado de minha esposa. Até a minha filha dize assim ao papai do céu, “cuida do nosso povo, não deixem fazer malzinho”, foi muito emocionalmente como pai presenciar esta expressão natural dela. Mas não estranho é o sangue indígena que ela tem que fez também sentir dor pelo seu povo, melhor nosso povo.
De imediato procurei obter mais informações realizei um telefone ao Pr. Gideão da aldeia daquela região. O relato que obtive pelo telefone transcrevo aqui:
Pastor Gideão, as coisas por ai não estão muito bem, por favor, relate a mim o que ocorreu. Miltinho (Patrício), foi horrível a policia chegou as 6:00 hs, mas viu que o número de índios era maior então deduziu que não conseguiria retirar os patrícios. Trouxeram de Campo Grande – MS, mais policiais. Quanto chegaram a ordem foi dado para ir pra cima dos indígenas, o cacique esperava pacificamente a carta para se retirar. Mas não mostraram, começaram a atirar balas de borracha e balas letais. Miltinho apenas corri como os outros, bateram nos nossos anciões, a maior covardia. E o mais triste a morte de Oziel Gabriel, meu sobrinho ferido no pé e outros patrícios feridos. Crueldade total. Nessa hora o rosto já estava cheio de lagrimas, e o sentimento de revolta no coração. Contudo cada vez me surpreendo com meu povo terena, o Pastor Gideão dize depois do conflito se reunimos na igreja para orar e pedir orientação a Deus.
Por fim disse ao Pastor Gideão que poderia contar comigo e que estaríamos juntos nesta caminhada.
Depois deste ocorrido muitas etnias, exigiam de volta a posse de suas terras. Cerca de 500 índios da etnia terena, de sete aldeias de Aquidauana, ocupam as propriedades.
No momento os índios continuam ocupando as fazendas; peço a Igrejas que continuem a interceder.
A dor em meu peito continua forte pela crueldade que o estado representado pela policia realizou. Contudo está nas mãos de Deus a justiça. Tem certeza que essa terra será devolvida aos indígenas.
Na Paz de Cristo.
Missionário Milton Ribeiro Rodrigues de Sá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário