domingo, 30 de junho de 2013

Com quem o “gigante adormecido” sonhou?

            Tomando o registro de Carl Gustav Jung (1875-1961): “Todo grego do período clássico trazia em si um pouco de Édipo, assim como todo alemão tem em si um pouco de Fausto” (Símbolos da transformação. Petrópolis: Vozes, 1989, p. 28) - referência ao protagonista da lenda popular alemã, de um pacto com o demônio, baseada no médico, mágico e alquimista Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540), de Johann Wolfgang von Goethe (1749-1832) -, Dulce Helena Rizzardo Briza, psicóloga analítica, nos brinda com uma profunda análise da constituição psicocultural brasileira ao apresentar a característica que assemelha as lendas do Saci, do Curupira e da Mula-sem-Cabeça em seu: “A mutilação da alma brasileira: um estudo arquetípico” (São Paulo: Vetor, 2006).
            Segundo Briza, todo brasileiro carrega a marca da mutilação: o Saci – menino de uma perna só; o Curupira – anão com os pés virados para trás; e, a Mula-sem-Cabeça –uma mulher que se transforma em mula acéfala, que lança fogo pelo pescoço.
             Figuras da mitologia brasileira que povoam nosso inconsciente, provocando-nos um sentimento de sermos portadores de uma ferida aberta, da qual se quisermos nos restabelecer, precisamos assimilá-la à consciência individual e coletiva, isto é, nos relacionar com nosso lado ferido, para recuperarmos nossa libido nacional.
            O momento histórico registrado como “o gigante acordou”, nos leva a perguntar: Com quem o “gigante adormecido” sonhou? Acredito que a contribuição de Briza nos ajuda a dar atenção, ao menos a uma parte de nossos sonhos.
            Individual e coletivamente, somos portadores de uma mutilação no domínio de nossas subjetividades, que não só influencia como determina nossas ações e sentimentos, frente às duras realidades a que estamos submetidos, cotidianamente, nos sistemas políticos, econômicos, jurídicos, educacionais, de saúde, de mobilidade urbana, de preservação do meio ambiente, sem omitir, os espirituais representados em todas as religiões, em nossas cidades.
            Mais que figuras folclóricas, Saci, Curupira e Mula-sem-Cabeça são “os sonhos arquetípicos e lidam com os magnos problemas humanos, (que) integra o indivíduo numa sociedade e a sociedade na natureza”, conforme Joseph Campbell (O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1992, p. 6).
            O “gigante acordou”, e está nos relatando seus sonhos, que oxalá, não pretenda retornar ao “berço esplêndido”, antes, encontre caminhos que faça valer suas riquezas econômicas, suas forças renovadas e seu sentido existencial como nação.
As imagens oníricas são ricas em significados simbólicos, e aguarda que as compreendamos em seus aspectos: místicos, pois nos revela seu lado sagrado; cosmológico, incumbindo as mais diversas academias, da sociologia a teologia, uma análise profunda e responsável; sociológico, mostrando-nos seus princípios éticos e sua atuação na ordem social; e, pedagógico, pois ensina-nos como viver e participar no mundo, conforme entende Campbell quanto aos propósitos de toda a mitologia humana.
            Se formos capazes de aproveitar os significados simbólicos destes sonhos, nos manteremos acordados sob a luz de uma consciência que sabe quais são as suas feridas, mas que busca “curá-las”, e se prepara para assimilar a outros mais.

            Nos próximos artigos abordaremos, separadamente, a cada um destes sonhos, se Deus quiser. Até a próxima vez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário