segunda-feira, 19 de maio de 2014

Você tem medo de morrer?

Gostamos de pensar que viver é como ser um relógio automático ou de quartzo, que dispensa o antigo mecanismo da corda manual. Entretanto, mesmo um relógio que detém a mais avançada tecnologia pode ter seu funcionamento parado por falta de movimento. E, ainda: não contamos que em algum dia o relógio parará para sempre.
            Diante da morte, não pensamos em outra coisa senão, no sentido e no valor da vida. Enquanto a criança e o jovem lutam por objetivos distantes e constroem o futuro, o doente terminal e o ancião sentem, relutante e impotentemente, a proximidade do túmulo. Por mais otimistas que tentamos ser, quando o assunto acerca do fim surge em nossas conversas, logo procuramos mudar de assunto. Medo. Não queremos falar, pensar, refletir sobre a morte, por medo. Medo do que? Medo de ver submergir na escuridão do esquecimento tudo que amamos, procuramos, esperamos, possuímos, desejamos. O medo nos sufoca, por isso buscar “ar” em outros assuntos.
            Mas, nosso maior problema quanto ao tempo de vida é quando como que paramos os ponteiros do relógio, e imaginamos que o tempo pode ser detido. Ou seja, por temer a vida, psicologicamente ficamos parados em algum estágio da infância ou juventude. Julgamos que podemos deter o curso da vida; assim, ficamos petrificados, enrijecidos, estáticos olhando para trás, cultuando um tempo que não existe mais. Se a morte é garantida, por que fugimos? Quanto mais fugimos dela, mais ela se aproxima e se realiza. No fundo, quem assim age tem um medo secreto de viver no coração. Perde-se, desse modo, uma relação vital com o presente; é não querer viver. Não aceitar que viver tem um destino final é uma forma de recusar a plenitude da vida. Enquanto nos agarramos ao passado, ficamos presos à juventude, ou melhor, à sua ilusão.
            Quem tem 30 anos de idade, por exemplo, mas vive como se tivesse 15/18 é tão lamentável quanto aquele que tem 60/70 e vive como se tivesse 20/25. Para C. G. Jung: “Um jovem que não luta nem triunfa perdeu o melhor de sua juventude, e um velho que não sabe escutar os segredos dos riachos que descem dos cumes das montanhas para os vales não tem sentido, é uma múmia espiritual e não passa de uma relíquia petrificada do passado. Está situado à margem da vida, repetindo-se mecanicamente até à última banalidade. Pobre criatura aquela que necessita de tais fantasmas” (A natureza da psique. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 360).
            A longevidade é produto da civilização, mas chegar à velhice parecendo jovem é desperdiçar o sentido da vida, quer dizer, é como se viver não tivesse algum objetivo. Se do nascimento até os 20/30 anos somos preparados para viver, por que os anos 30/40/50/60 anos restantes, não haveriam objetivos a serem alcançados?
            Quem está envelhecendo, quer queira quer não, deve se preparar para a morte. E, qual a melhor maneira de se preparar para morrer?

            Fantasiar, imaginar a respeito da própria morte. Lidar, antecipadamente, com o futuro. A fonte das fantasias é a nossa psique. Para a psique a morte não tem importância. Imaginar suscita um profundo sentimento de emoção, memória, sentimentos e imagens. É como lançar uma ponte entre o mundo exterior e interior. É pensar não dirigidamente. É fazer alma. É não esquecer a alma. Imaginar, fantasiar desperta o saber intuitivo, criador, a capacidade de se emocionar e de criar humanidade. É um movimento espontâneo e tem uma forma toda pessoal. É não cair no sentimento de vazio, na ânsia por significados e preenchimentos que não respondem às soluções banais das sementes do desespero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário