domingo, 18 de agosto de 2013

O recado das crianças

            As crianças, especialmente as mais novas, envolvem os pais, responsáveis e outros adultos, como professores, psicoterapeutas, médicos, por exemplo, em muitas situações nas quais nos vemos despreparados para responder à altura. Isto acontece porque o inconsciente delas pode irromper subitamente sem que tenhamos tempo e condições para responder-lhes adequadamente, revelando-nos os profundos “mistérios” acerca da nossa vida familiar ou de quem as atende e, às vezes, “segredos pessoais” que procuramos manter sob “sete chaves”. Elas assim o fazem através de várias maneiras que, na maioria das vezes, falsa, insensível e arbitrariamente interpretamos como medos “sem fundamento”, falas “incompreensíveis”, comportamentos “reprováveis”, imagens oníricas “bobas”, garatujas que “sujam” as paredes e/ou desperdiçam folhas de papel, desenhos “indecifráveis”, e etc.
Justiça seja feita: mesmo sem compreender o significado de suas mensagens, as crianças nunca erram em seus “diagnósticos”, não se importando se nos deixam atônitos, confusos, surpresos, desconcertados frente às “convicções” que demonstram.
Precisamos perceber: a linguagem das “travessuras”, inclusive as doenças, objetiva nos atingir não de forma intelectualizada, mas nossa alma e não as “coisas” que esperam ganhar; isto torna a vida humana tão profunda, maravilhosa e repleta de significados que vão além do processo cognitivo cartesiano. Para Jung: “A criança ainda vive em um estado de participação mística com os pais e está exposta aos efeitos que estes geram” (Seminários sobre sonhos de crianças. Petrópolis: Vozes, 2011. p. 397).
                No tocante aos pais, conforme Jung (1875-1961), as “complicações” “involuntárias” das crianças expõem seus (dos pais) problemas não resolvidos, que até então, recusaram assimilar às suas consciências, deixados “em suspenso” como se pudessem adiá-los para um tempo que nunca chega, sem assumi-los como seus, contudo, se quiserem laços familiares mais fortes e saudáveis que empreendam um novo ciclo de vida a todos da casa e para as futuras gerações, principalmente quando a família passa por alguma dificuldade de relacionamento entre os seus membros, é hora de investir energia psíquica no sentido de discernir aquilo de que tanto fogem ou procuram esconder. “Nada exerce maior influência psíquica sobre o meio-ambiente da pessoa, sobretudo das crianças, do que a vida não vivida dos pais” (JUNG, C. G. O espírito na arte e na ciência. Petrópolis: Vozes, 1985, p. 2).
Não são poucas as experiências não vividas a que os pais “encarregam” os filhos, atribuindo-lhes tudo o que não aceitam em si mesmos, como por exemplo: emoções reprimidas (culpas, ódios, ressentimentos, amor); segredos inconfessáveis (traições conjugais deliberadas, vinganças executadas); emoções frustradas (sucessos não assumidos por falsa modéstia); verdades não assumidas e reconhecidas, ainda que latentes (homossexualidade); desejos e esperanças reprimidos ou adiados que amargam o presente preso ao passado (ânsias por prestígios); dores ou frustrações não elaboradas (sentimentos de inferioridade, questionamentos interiores nunca vencidos).

Especialmente os pais precisam atentar aos “recados” que as crianças nos dão quanto ao nosso próprio mundo, para que não nos apossemos de suas vidas impedindo-lhes que façam suas próprias escolhas, mas sim, que vivam suas vidas próprias, mesmo que sejam melhores do que as nossas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário