domingo, 24 de maio de 2015

Conflitos e criatividade: pontes e fronteiras arquetípicas

Ao tentar explicar o que acontecia na Europa, mais especificamente na Alemanha de Hitler, Carl Gustav Jung lançou mão de seu conceito de ‘histeria’: “A essência da histeria consiste numa dissociação quase que sistemática, numa desvinculação dos pares de opostos que normalmente se encontram estreitamente ligados, o que provoca, muitas vezes, uma cisão da personalidade, ou seja, um estado em que realmente uma mão não sabe o que a outra faz” (Psicologia em Transição. Petrópolis: Vozes, 1993, p. 196).
O mundo não mudou neste sentido; não é a outra realidade que vivemos em pleno século XXI. A tarefa da psique individual e da Cultura é atingir o ponto de equilíbrio, onde opostos se integram e atingem um estado de totalidade.
Este é o objetivo do VII Congresso Latino Americano de Psicologia Junguiana, sob o tema: “Conflitos e Criatividade – Pontes e Fronteiras Arquetípicas”, que se realizará em Buenos Aires, (Argentina), nos próximos dias 03 a 06 de junho.  
Durante o encontro, buscar-se-á a reflexão, discussão e respostas para os desafios que a atualidade nos apresenta: vivemos num mundo assolado por dúvidas, inquietações e conflitos que já não são passíveis de solução com base nos postulados do racionalismo cartesiano fundamentado no iluminismo dos séculos XVIII e XIX. Tais postulados levaram à dicotomia dos opostos – certo e errado, luz e sombra, subjetivo e objetivo, bem e mal, consciente e inconsciente, feminino e masculino e assim por diante. A criatividade é um dos instrumentos de que o ser humano dispõe em seu esforço de integração.
Os psicólogos Vivian Verônica Buck e Sílvio Lopes Peres participarão do encontro. Buck apresentará o tema: “A alma africana bate à porta dos consultórios de análise: Estaremos prontos para recebê-la?” Peres abordará questões referentes ao “Conflito e criatividade na espiritualidade protestante segundo C. G. Jung”.
Buck ampliará o tema já apresentado em eventos promovidos pela UNIMAR (Marília) e FAEF (Garça), num esforço conjunto que procura estruturar na consciência de profissionais e alunos da Faculdade de Psicologia e afins, um dos complexos culturais mais nocivos e profundamente arraigados na tradição cultural brasileira: o preconceito racial. Em sua apresentação, Peres aprofundará aspectos abordados em sua Dissertação de Mestrado em Ciências da Religião realizado na Universidade Presbiteriana Mackenzie, em São Paulo.
Ambos pretendem colaborar, dentro do cômputo geral das discussões, com dois temas muito significativos no que diz respeito à criação de uma sociedade mais competente no sentido de integrar as energias opostas que caracterizam a profunda cisão que ainda prevalece na psique individual e coletiva do mundo moderno.
Sílvio Lopes Peres – Psicólogo Clínico – CRP 06/109971 – Fones: (14) 99805.1090 / 98137.8535 – http://psijung.blogspot.com.br.
Vivian Verônica Buck – Pedagoga e Psicóloga Clínica – CRP 06/58896 – Fone (11) 99656.1855.
Candidatos a Analistas do Instituto Junguiano de São Paulo (IJUSP), pertencente à Associação Junguiana do Brasil (AJB), ambos filiados à IAAP – International Association for Analytical Psychology

Nenhum comentário:

Postar um comentário