quarta-feira, 20 de julho de 2011

Isaías 55. 1-13


Is. 55.1-13
“A minha Palavra produz o fruto que desejo e sempre traz o resultado que determinei”, conforme o profeta Isaías 55.11.
         A Palavra de Deus interfere no mundo, ou seja, ela produz algum efeito.
         Graças à ação da Palavra de Deus em você, deve sair de dentro de você um mundo melhor para se viver. Quando você é influenciado por ela, sua vida é alterada e a dos outros, também.
         As condições humanas podem ser até desfavoráveis, como as que viviam o povo de Israel. O contexto histórico era adverso a qualquer esperança de que a Palavra de Deus pudesse provocar alguma mudança, visto estarem sob o terrível domínio babilônico.
         Isaías se dirige aos seus irmãos que serviam como escravos oprimidos pelo medo da morte e sem esperança de sobreviver e voltar à sua terra, e afirma: “onde há espinheiros, haverá ciprestes; onde há mato bravo, nascerão murtas”, ou em outras palavras: “por piores que sejam as condições de vida, a Palavra de Deus realizará em vocês as Suas promessas”.
        E usa de uma linguagem que todos conheciam: “assim como a água da chuva e a neve que caem do céu e para lá não voltam, sem que antes provoquem crescimento às plantações e produza frutos para o sustento dos homens, assim também acontece com a Palavra de Deus”.
         Para o profeta a Palavra de Deus é para gerar: confiança, otimismo, esperança, direção para a vida, isto é, alimento.
         Mesmo que onde você vive seja terrível – “espinheiro e mato bravo”, ou seja, ainda que tudo se pareça ruim, mesmo assim, confie, espere, acredite, mantenha sua fé na Palavra de Deus, pois em algum momento ela produzirá os benefícios que promete, você verá “plantações para o sustento do mundo”.
         Por isso, o apóstolo Paulo, diz: “os sofrimentos do tempo presente não têm comparação com a glória que há de manifestar-se em vós” – Romanos 8.18 – leia Romanos 8.18-25.
         Nossos dias são como o dia do nascimento de uma criança, que para nascer causa dor, desconforto, sofrimento à mãe, porém, depois de nascer, a dor é esquecida e deixa a todos, felizes e alegres.
         Para o mesmo Apóstolo – “temos em nós as primícias do Espírito” – vs. 23, isto é, você com a semente da Palavra de Deus pode transformar todo o mundo ao seu redor, mesmo “gemendo”, mas com “paciência”.
         A Palavra de Deus, então, incumbe você, de uma responsabilidade: viver segundo a presença do Espírito Santo, para que o mundo seja transformado. Você é chamado a transformar o mundo e isto acontece à medida que o Espírito Santo, que você tem em nosso interior, age através de você.
O mundo pode ser melhor ou pior, dependendo de como você resolve viver. O que você faz de bom para os outros, reflete em todos.
A Parábola do Semeador nos fala daquilo que acontece com você e com o mundo, dependendo de como você acolhe e pratica a Palavra de Deus – Marcos 4.3-20.
Pode ocorrer nada: o mundo permanecer do mesmo modo como antes, pois as aves do céu comem a semente; o Diabo deseja que o mundo só tenha espinho e mato bravo, para todos morrerem de fome, que significa: violência, ódio, ansiedade e medo.
Pode a situação piorar: o entusiasmo leva as pessoas a acreditarem que tudo vai ser diferente, mas as provações chegam para que as pessoas se firmem e não desistam, mas o entusiasmo só deixa uma vaga lembrança, e como não deixa raízes para que fiquemos firmes apesar de tudo, o mundo piora mais, pois as provações geram angústia e escândalos; que significa: gente que acha que a Palavra de Deus não serve para nada, e podemos fazer de nossa vida o que quisermos.
Contudo, pode haver promoção de vida e bem-estar. Praticar a Palavra de Deus produz muitos frutos: de uma semente faz nascer 100, de outra, 60 e, de outra, 30: “o espinho vira cipreste, e o mato dá espaço para a murta”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário